Ata nº 5 16/09/17

Informações e discussão sobre o núcleo de perícias do CORECON - PR. Aqui se colocam, inclusive, os relatórios de atividade do núcleo (atas que registram a atividade do núcleo).
Maria Gabriela
Mensagens: 7
Registrado em: 26 Jun 2017, 20:26

Ata nº 5 16/09/17

Mensagem por Maria Gabriela » 22 Set 2017, 01:06

ATA N.° 5

Ata da Reunião do Núcleo de Peritos e Auditores Econômico-financeiros

Aos dezesseis dias do mês de setembro do ano de dois mil e dezessete, às quatorze horas, na sede do CORECONPR, sito a Rua Professora Rosa Saporski, 989, Mercês, Curitiba, PR, reuniram-se o Coordenador do Núcleo de Peritos e Auditores Econômico-Financeiros, peritos e participantes do grupo de peritos. A abertura desta reunião deu-se com a apresentação da pauta, pelo Coordenador do Núcleo de Peritos e Auditores Econômico-Financeiros, Marcos Kruse, que passou a tratar dos assuntos pautados :
- Certificação de perito: o CORECON e o CONFECON estão em tratativas para montarem uma certificação de perito para os economistas, uma vez que a lei exige. Foi questionada a necessidade de reciclagem anual e da certificação para quem já trabalha há muitos anos como perito. Foi dado o exemplo da contabilidade que exige anualmente atualização. Ficou de se discutir e de se apresentarem ideias na próxima reunião em Novembro/17, do que se fazer para atender a necessidade da legislação quanto à certificação.
- Alíquotas tributárias:foi informado que os advogados conseguiram se enquadrar no Simples, pagando uma alíquota de 4,5%. Acordou-se que o Coordenador do Núcleo de Peritos e Auditores Econômico-Financeiros, Marcos Kruse fará uma carta de exposição de motivos, em nome do Núcleo de Peritos e Auditores Econômico-Financeiros, ao CONFECON para ajudar na luta pela redução da alíquota e enquadramento no Simples, também dos economistas.
- Gravação das reuniões: Na reunião anterior, havia-se decidido que a próxima reunião seria transmitida via web, em caráter experimental. A reunião foi gravada com um celular, uma vez que não havia equipamento adequado para tal.
-Escolha dos cursos: a escolha do minicurso através de votação pelo Forum foi bem aceite e a escolha bem democrática. Marcos Kruse pediu que se usasse mais o Forum para discussões. Foi solicitado sugestões de cursos.
- Dimensionamento para 2018: Foi solicitado que na próxima reunião sejam apresentadas propostas para os trabalhos de 2018 com o intuito de dinamizar e tornar referência o Núcleo de Peritos e Auditores Econômico-Financeiros do Paraná
.Sem mais assuntos a reunião foi então encerrada às 15:00horas.

Avatar do usuário
Marcos Kruse
Mensagens: 138
Registrado em: 04 Mai 2017, 13:27
Contato:

Re: Ata nº 5 16/09/17

Mensagem por Marcos Kruse » 23 Set 2017, 13:13

Já encaminhei missiva ao COFECON via CORECON-PR sobre a situação tributária. Tão logo obtiver alguma resposta, a repasso neste fórum a todos.

Ilustríssimo sr. Presidente do COFECON
Julio Miragaya


Maringá, 18 de setembro de 2017

Pela presente, vimos informar-lhe que nas mais recentes reuniões do núcleo de peritos do CORECON-PR houve discussão sobre a situação tributária que afeta o trabalho dos peritos. O benefício do SIMPLES concedido aos trabalhos de assessoria jurídica, infelizmente não contemplou os trabalhos periciais. Ocorre, sr. Presidente, que quaisquer motivos elencados para enquadrar os serviços jurídicos no SIMPLES também são aplicados aos trabalhos perícias.
No caso, sr. Presidente, a manutenção de alíquotas elevadas para a prestação dos serviços de perícias acaba por encarecer a realização dos trabalhos, tornando a prestação jurisdicional mais onerosa, exatamente para aqueles que buscam socorro junto ao Judiciário.
Por tal razão vimos solicitar da Presidência, que sejam promovidos esforços por parte do COFECON em Brasília no sentido de conseguir o enquadre da atividade pericial na tributação do SIMPLES eis que se trata de benefício à sociedade e à prestação jurisdicional.
Atenciosamente,
Marcos Kruse
Coordenador do Núcleo de Perícias
CORECON - PR
Marcos Kruse - Perito Judicial
44 9910 0886 - [email protected]

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes