Expurgos na poupança

Discussão dos temas afetos à perícia na área cível.
André Brito
Mensagens: 2
Registrado em: 05 Nov 2019, 17:52

Expurgos na poupança

Mensagem por André Brito » 06 Nov 2019, 15:01

Oi, amigo Marcos kruse, quando você esteve aqui no Recife, no ano passado, numa apresentação sua, você falou de um detalhe do cálculo dos expurgos sucessivos na poupança mas não me lembro, você poderia me relembrar.
Acho que o cálculo é assim: pegamos o saldo da poupança na data do primeiro expurgo, aplicamos o índice que é devido, atualizamos este saldo reformado até a data do segundo expurgo, aplicamos o segundo índice que foi expurgado, repetimos o que fizemos antes com o primeiro expurgo até a data do terceiro expurgo, aplicamos o índice referente ao terceiro expurgo e, finalmente, trazemos até a data atual para se apurar o quanto devido, isto inclusive e o que pude observar no seu livro, no cálculo do FGTS, me relembre este detalhe que você falou em aula que anotei mas não sei aonde está
Obrigado, André Brito

Avatar do usuário
Marcos Kruse
Mensagens: 138
Registrado em: 04 Mai 2017, 13:27
Contato:

Re: Expurgos na poupança

Mensagem por Marcos Kruse » 06 Nov 2019, 15:27

Olá André. Não me recordo bem o contexto da menção à poupança. Em todo caso, vamos à situação que indagas.
Digamos que seja necessário expurgar determinado índice existente na poupança ou em qualquer outro indicador. Assim, se temos como saldo $ 3.456,70 em determinada data e sabemos que este importe sofreu reajuste por algum índice indevido, temos que expurgar este índice para substituir por outro. Digamos que o índice de reajuste tenha sido 1,3267 (32,67% de variação). Isto vale dizer, em termos matemáticos que x * 1,3267 = 3.456,70. Para descobrir o x, colocamos a razão do valor pelo inverso do multiplicador. O resultado é $ 2.605,50. Dizendo de outro modo, estes $ 2.605,50 sofreram reajuste de 32,67%. Suponhamos que o índice correto a ser aplicado fosse 48,74. Então, do valor expurgado temos o novo valor que se multiplica por 1,4874 e o novo resultado é $ 3.875,42. Este novo valor se processa pelo expurgo do índice anteriormente lançado e todos os cálculos daí para frente se processam desde este novo valor.
Marcos Kruse - Perito Judicial
44 9910 0886 - [email protected]

André Brito
Mensagens: 2
Registrado em: 05 Nov 2019, 17:52

Re: Expurgos na poupança

Mensagem por André Brito » 06 Nov 2019, 19:25

Obrigado, Marcos, mas a informação que eu estou procurando e o efeito do reflexo de um expurgo no outro, já vi cálculos em que não tem este reflexo mas tão somente apurar o valor devido em cada momento e "trazer" para a data do cálculo, já vi outra forma que em vez de usar a poupança de forma acumulada mas de forma cumulada que é simplesmente trocar a capitalização composta pela capitalização simples, em todos esses cálculos não vejo fundamentos, acho que o correto já que se trata de recolocar os índices corretos então a capitalização deve ser a composta com reflexos uns nos outros, obrigado pela atenção

Avatar do usuário
Marcos Kruse
Mensagens: 138
Registrado em: 04 Mai 2017, 13:27
Contato:

Re: Expurgos na poupança

Mensagem por Marcos Kruse » 11 Nov 2019, 15:02

Então André, caso haja expurgo de um índice e substituição por outro, o reflexo da substituição vai processar-se pelo diferencial que se encontra. Se os índices forem substituídos "em cadeia" pode ser que haja um índice geral que faça a substituição integral. Agora, vamos pensar num outro exemplo que vem da justiça do trabalho. Se a pessoa recebeu valor de paga do 13º menor do que o devido, não basta apenas receber o salário de dezembro corrigido. Haverá reflexos sobre o 13º já que este toma por base o salário de dezembro. Por certo que é possível encontrar um índice global que se refira ao total. Mas, para efeitos do cálculo cível, é preciso demonstrar cada parcela e esta tarefa demonstrativa é que torna o cálculo cível "produto do pensar pericial". Assim, de minha parte, entendo que sempre é necessário construir e demonstrar as verbas reflexas.
Marcos Kruse - Perito Judicial
44 9910 0886 - [email protected]

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 20 visitantes