Modelos de trabalho

Discussão dos temas afetos à perícia na área cível.
Avatar do usuário
Marcos Kruse
Mensagens: 138
Registrado em: 04 Mai 2017, 13:27
Contato:

Modelos de trabalho

Mensagem por Marcos Kruse » 23 Out 2020, 14:13

Sempre me pedem para disponibilizar modelos de laudo. Isto penso ser algo não muito adequado porque cada laudo tem de ater-se ao que é o tema específico da perícia que estiver sendo produzida. Gostaria de, neste post, dar algumas dicas sobre como preparar modelos para a apresentação dos trabalhos periciais. Vou pontuar.

1 - Desenvolva e trabalhe com um cabeçalho uniforme
cabecalho.jpg
cabecalho.jpg (43.26 KiB) Exibido 34482 vezes
Ter um cabeçalho uniforme ajuda a manter identidade visual para o teu trabalho. Isto é importante já que, na maioria das vezes, haverá nos autos, não apenas o laudo como a proposta de honorários, manifestações quanto a impugnações, diligências comandadas pelos juízos.
2 - Caso sejas um usuário com conhecimentos mais avançados do winword, uma boa ideia é criar um índice dos tópicos do laudo para facilitar o trabalho do juízo e das partes.
sumario.jpg
sumario.jpg (29.97 KiB) Exibido 34482 vezes
Observe como o sumário é automático. No caso deste exemplo, o laudo continha apenas 21 pp. Mas, se o laudo contiver 40 pp e estiver com diversas subentradas, o índice pode ser bastante útil para que as informações do que se apresenta estejam mais acessíveis. Ah, disponibilizei um curso sobre o word avançado que ajuda a formatar os trabalhos, inclusive das períciais judiciais.
3 - Por fim, muitas vezes tenho visto colocação das assinaturas ao fim dos documentos. Estas, em geral, acabam sendo apenas um recorte quadrado que se apõe ao final do texto. OK, é possível assim proceder. Mas, para colocar as assinaturas sem o requadro de fundo é preciso salvar a assinatura em formato PNG. Ao fazer isso, a assinatura não é um quadro com fundo branco e sim, uma assinatura que mantém o fundo transparente. Também é útil enquadrar a ou as assinaturas em tabelas. Depois de tudo arranjado, é só retirar a visibilidade das bordas da tabela.
quadro_assinatura.jpg
quadro_assinatura.jpg (36.23 KiB) Exibido 34482 vezes
Caso tenha outra pessoa que também assina o laudo, já estaria preparado o quadro ao lado onde a assinatura seria inserta.
Tudo isso, para que teu laudo, teu orçamento de honorários, tua manifestação, estejam sempre alinhados para esboçarem melhor a tua seriedade em relação ao trabalho.
Marcos Kruse - Perito Judicial
44 9910 0886 - [email protected]

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes