Data de inicio de pericia e quesitos

Discussão dos temas afetos à perícia na área cível.
Ricardo Zych
Mensagens: 5
Registrado em: 15 Abr 2018, 10:38

Data de inicio de pericia e quesitos

Mensagem por Ricardo Zych » 12 Jun 2018, 13:22

O que fazer quando a parte ré ainda não apresentou os quesitos (já prescreveu o seu tempo) porém a mesma requer depois de um tempo que seja dada a data de inicio da perícia e que irá apresentar quesitos nos próximos dias?
a) Não dar data de inicio da perícia e peticionar para que antes a parte o faça.
b) Como a apresentação dos quesitos foi prescrita, dar a data de inicio da pericia e não considerar quesitos posteriores a data.
c) Solicitar manifestação do juízo a respeito?

um grande abraço.

Avatar do usuário
Marcos Kruse
Mensagens: 138
Registrado em: 04 Mai 2017, 13:27
Contato:

Re: Data de inicio de pericia e quesitos

Mensagem por Marcos Kruse » 12 Jun 2018, 13:47

Olá Ricardo. Vejamos o problema. Os quesitos são deferidos ou não pelo JUÍZO. A situação de prescrição também depende do JUÍZO. Não é o perito quem decide tal questão.
Quanto à data da perícia, podes informar que se trata de perícia realizada em escritório, sem envolvimento direto das partes. Por isso, a data de início se refere à data em que o perito é intimado para realizar os trabalhos.
Não é o caso de te preocupares com os quesitos da parte porque a prova se destina, não ao perito e sim ao JUÍZO. É o JUÍZO quem deve deferir ou não os quesitos. Verifique, então, se há intimação para fazeres os trabalhos. Havendo, não há como resolver o problema dos quesitos porque isto a parte deve resolver com o JUÍZO.
Sugiro que comeces o laudo e não te preocupes com os quesitos. Se estes forem juntados, para evitar alegações de nulidade ou cerceamento de defesa e se os quesitos não trouxerem prejuízo ao laudo, aí podes preparar a resposta aos quesitos para que, havendo decisão do JUÍZO sobre o tema, estes possam oportunamente serem juntados.
Marcos Kruse - Perito Judicial
44 9910 0886 - [email protected]

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes