Empréstimo Bancário

Discussão e postagens relacionadas às diferentes revisionais bancárias.
Gabriel Razzotto
Mensagens: 6
Registrado em: 26 Jun 2017, 12:49

Empréstimo Bancário

Mensagem por Gabriel Razzotto » 03 Set 2018, 20:08

Olá Marcos

Poderia me auxiliar em um quesito, não estou conseguindo juntar as palavras. É sobre um empréstimo bancário que a autora adquiriu junto ao banco para cobrir o saldo devedor.
Diz o quesito "Queira o Sr. Perito esclarecer, sob o ponto de vista estritamente técnico, se na modalidade do contrato de mútuo ora em litígio, as taxas de juros são reguladas pelo mercado financeiro e política econômica pátria."

Grato

Gabriel Razzotto
Gabriel Razzotto
Perito Judicial
41 98415-6992
[email protected]

Avatar do usuário
Marcos Kruse
Mensagens: 138
Registrado em: 04 Mai 2017, 13:27
Contato:

Re: Empréstimo Bancário

Mensagem por Marcos Kruse » 11 Set 2018, 21:38

Então Gabriel. A autora contratou um empréstimo. Agora, quem faz a pergunta do quesito, provavelmente é a instituição financeira. Não teria muita lógica que a cliente fizesse esta pergunta, se quisesse contestar a taxa de juros. Pode ser, também, um quesito do juízo.
Então, do ponto de vista técnico, os bancos são livres para cobrarem o que querem. É a suposição de que as taxas livres serão reguladas pelo mercado. Particularmente, não acredito que o mercado funcione. É como esperar que as raposas cuidem do galinheiro em liberdade e que a administração galinhal resulte no melhor para todos. Se houvesse realmente regulagem pelo mercado financeiro, nem justiça seria necessária.
Mas, a questão é que este tipo de resposta enseja outros debates técnicos que realmente não vem ao caso porque aí, o próprio laudo descambaria para a discussão sobre os fundamentos ideológicos do que venha a ser mercado.
Dada tal situação, eu mesmo acabo por concordar com a pergunta. Não vale a pena ensejar discussão mais aprofundada sobre o tópico se esta discussão não está apresentada pelas partes na lide.
Marcos Kruse - Perito Judicial
44 9910 0886 - [email protected]

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes